-
Arquitetos: Grupo Edisur
- Área: 318 m²
- Ano: 2021
-
Fotografías:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Cerro Negro, Holcim, Lucciola, WindPlex, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em um bairro em avançado processo de consolidação. Um setor intermediário da cidade de Córdoba, Argentina, marcado atualmente pelo uso residencial de baixa densidade e alguns exemplos do tipo produtivo e logístico.
Um dos objetivos do Edifício é ativar processos intangíveis e de socialização que a comunidade pretende desenvolver. Está previsto um programa que se identifica com uma área esportiva composta por cerca de 1.653m², uma área de expansão social e comunitária massiva ao ar livre de cerca de 3.050m² e uma área coberta que possa atender prioritariamente às necessidades diárias, com cerca de 318m².
O terreno a intervir, de cerca de 6.734m², está imerso em duas situações anteriores à sua execução: a necessidade de dar continuidade veicular a uma via no sentido norte-sul e a presença de um bairro popular disposto numa zona ferroviária, do outro lado da referida via. Frente a isto, o Equipamento está disposto ao Sul consolidando a frente urbana do bairro. Esta decisão produz uma abertura total a Norte num espaço vago, disposto entre as infra-estruturas desportivas e a Nascente. Salienta-se uma polaridade entre estas duas infra-estruturas.
A entrada principal materializa-se a partir de um vazio, uma praça cívica com cerca de 389m², um espaço de apoio que funciona também como ponto de encontro entre o bairro preexistente na zona viária e os equipamentos.
A instalação organiza-se em torno de um pátio central no qual convergem cada um dos espaços e atividades previstos. A funcionalidade e circulação de cada um deles acontece através do pátio. Elementos como grades são dispostos na lateral com a intenção de garantir a atividade espontânea neste espaço aberto central. Um ginásio e duas salas polivalentes estão dispostos na “ala Norte”, com projeção imediata numa única Galeria exterior (interface entre o interior e o exterior) com vista para o espaço intermédio (vazio) entre a zona desportiva. Duas cozinhas unificadas com possibilidade de funcionamento independente estão dispostas na “ala Sul”, consolidando uma frente em vias públicas. A poente, os sanitários encerram fisicamente a tipologia.
Quanto à sua materialidade, é dada especial atenção ao jogo gerado pelas diferentes texturas (unificadas pela cor) das várias formas de resolver uma alvenaria, uma laje, um pilar, etc.